Ilhéus - traducción al
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Ilhéus - traducción al

MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL
Ilhéus (Bahia); Praia do Malhado; Praia dos Milionários (Ilhéus); Farol de Ilhéus; Colégio estadual de ilhéus; Ilheense; Ilheus; Praia do Malhado (Ilhéus)

островной      
ilhéu
островитянин      
ilhéu (m)
Ilhéus      
Ильеус (город в Бразилии)

Definición

ilheense
adj (top Ilhéus+ense) Relativo a Ilhéus, cidade e município da Bahia
s m+f Pessoa ou habitante desse município.

Wikipedia

Ilhéus

Ilhéus é um município brasileiro no litoral e sul do estado da Bahia, Nordeste do Brasil. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como "Vila de São Jorge dos ilheos", e elevada a cidade em 1881. É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul". Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. É também chamada por "IOS", sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, "São Jorge dos Ilheos", que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Com 157 639 habitantes em 2021, segundo o IBGE, é o décimo município mais populoso da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Barreiras).

Possui um produto interno bruto per capita que ultrapassa os 25 000 reais. Abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, e é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

O centro da cidade se localiza em uma ilha formada pelos rios Almada que apresenta belas paisagens e elevada biodiversidade mas ameaçado pela poluição e desmatamento, Cachoeira e Itacanoeira (ou Fundão) e ainda pelos canais Jacaré e Itaípe.

Apesar da infraestrutura da cidade não ser a ideal, tem-se caminhado para o desenvolvimento de ações que proporcionem uma base sólida para o surgimento de uma atividade turística sustentável a médio e longo prazo. Pontos turísticos como as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios cachoeira e Almada com seus manguezais, a Lagoa Encantada e o próprio Centro Histórico da cidade (dentre outros) justificam plenamente uma visita a Ilhéus. Destacam-se ainda no turismo as fazendas de cacau, onde o visitante pode conhecer o processo produtivo da cadeia do chocolate, da mata ao tablete